Música Eletrônica Brasileira

processos criativos

Chico Correa e João Milet Meirelles

Chico Correa
e João Milet Meirelles

Dias 06, 07 e 08/12

Seg. a Qua.

19h às 22h

Dias 06, 07 e 08/12 - Seg. a Qua. - 19h às 22h

SOBRE O CURSO

Esse curso visa fomentar a discussão sobre música brasileira dentro do contexto da produção de música eletrônica. As diversas músicas brasileiras – tradicionais e contemporâneas – serão abordadas e como isso é ou pode ser traduzido para o universo sonoro eletrônico.

Chico Correa e João Milet Meirelles vão destrinchar seus processos criativos em criação de beats e produção musical dentro dos seus diversos projetos. Chico e João são ambos do nordeste brasileiro e vem construindo sólidas carreiras na música pop, independente e experimental.

O curso será online e terá 9 horas de duração divididas em 3 aulas seguidas. Não há restrição de DAW ou programas por parte dos alunos. A ideia aqui é transmitir técnicas e conceitos que poderão ser explorados de maneira ampla pelos participantes em seus próprios sistemas e “workflows”.

plano de aulas

Aula 01 - Apresentação

Conceito de clave, abordando alguns ritmos locais utilizados, a similaridades entre alguns gêneros locais com o universo pop internacional, e as regiões do brasil e suas diferenças musicais.

Aula 02 - Abertura de Projetos I

Discussão sobre processos criativos e técnicos, Conceitos, Criação de Beat e Finalização.

Aula 03 - Exercício de Criação Coletiva

Exercício de criação coletiva a partir dos packs disponibilizados no curso.

Chico Correa

Esmeraldo Marques, produtor musical com foco na música do nordeste Brasileiro e eletrônica. Atuando com seu Live Pa, circulou por diversos festivais na Europa, como Фузион, Womex, Medfest, Babel Med, Festival Mundial, les Escales, Europalia. Artista do rooster do Label frances helicomusic.com, produz trilhas sonoras para cinema e dança, além de trabalhos de eletrônica ambiente e remixes. Já colaborou com os grupos Cabruera, Baiana System, Totonho e os Cabra, atualmente conduz o Berra Boi, Surra de Rima e Seu Pereira e Coletivo 401.

João Milet Meirelles

João Meirelles é compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral Infusão - projeto de performances musicais e composições através de improvisação. Desde 2012 faz live electronics na Baiana System, banda com impacto na cena da música independente brasileira e internacional. Compositor de diversas trilhas sonoras, João compõe e faz direção musical para artes do corpo, artes cênicas, cinema/animação e shows. Seus trabalhos recentes de Produção Musical são os álbuns "Olho de Vidro" de Jadsa e "Sistema Integrado Percussivo" de Japa System. Em 2020 lançou o Taxidermia Vol.1, projeto em parceria com a compositora Jadsa. Graduado em composição e mestre em interpretação e criação musical pela EMUS-UFBA, leciona atualmente cursos livres de produção musical.

faça parte

INSCREVA-SE JÁ!

Investimento: R$350,00 + taxas